Blog Single

Trainee é um termo em inglês que define um tipo de cargo em uma estrutura hierárquica de uma organização na qual os profissionais são treinados para tarefas específicas. Este cargo é, em sua maioria das vezes, ocupado por candidatos que estejam fazendo um curso superior ou por alunos recém-formados em um curso de graduação. Por isso, é um caminho de grandes expectativas das empresas, que não irão apenas treinar os candidatos, mas também irão prepará-los para posições de liderança ou de estratégias dentro dela.

Dessa maneira, tal atribuição diferencia-se do estágio, uma vez que no objetivo final e na maneira como o caminho é conduzido em ambas funções diferenciam-se drasticamente. O estágio, por exemplo, terá sempre caráter curricular, podendo se classificar como obrigatório ou não obrigatório, conforme determinação do projeto pedagógico de um curso. Enquanto o programa de trainee não possui apenas caráter curricular, mas é uma porta de entrada para se alcançar determinado posto de trabalho, logo, de caráter empregatício.

Além disso, o programa de trainee não possui um prazo limite para seu término -- o tempo é estipulado pela empresa contratante em questão – enquanto no estágio, somente pode ser efetuado pelo prazo máximo de 2 anos em uma mesma corporação.

Ademais, apesar de ambos proporcionarem experiências de aprendizado, a atuação do trainee é voltada para uma função específica dentro de determinado posto, de maneira que, após seu período de treinamento, o trainee assuma um cargo de importância dentro do CIO.

Dessa forma, o principal objetivo de um programa de trainee é recrutar, desenvolver e capacitar o indivíduo para assumir uma posição estratégica no futuro, demonstrando consequentemente, frutos da prática do seu estudo na própria empresa.

E são nesses quesitos que a empresa júnior de uma faculdade contribui para o diferencial de um futuro profissional, pois os alunos gerenciam a empresa e isso os torna capacitados para enfrentar o mercado sênior que o aguarda após sua formação.

O Instituto Vianna Júnior, por exemplo, proporciona essa experiência aos seus alunos através da Vianna Consultoria Jr., realizando programas de trainee, através de processo seletivo, para adentrar à empresa junior oficialmente. E adivinha? As vagas estão abertas!

O nosso processo seletivo 2021.1 é a oportunidade de aprender e se desenvolver ao lado de alunos de outras graduações, fato este que os preparam ao mesmo passo que se adentram no mercado de trabalho.

Aqueles que participam desse projeto têm a chance de trocar conhecimento, o chamado “networking”, e criar uma rede de contatos entre os indivíduos potencializando suas oportunidades através da troca de informações e aprendizados. Ao longo do programa os estudantes passam por todas as áreas subdivididas da empresa: relações públicas, gestão de pessoas, gestão financeira e projetos.

Durante esse período de trainee, o aluno irá vivenciar atividades focadas no companheirismo, na proatividade, no profissionalismo, na liderança, na postura e em outras capacidades que as empresas seniores buscam em seus profissionais. E ainda terão a chance de adquirir algo que não se aprende em sala de aula: a prática.

O trainee na Vianna Consultoria Jr. poderá mostrar suas habilidades, absorver conhecimentos e experimentar uma cultura corporativa, proporcionando que ele se torne um bom profissional em sua futura área de atuação. Essa experiência, portanto, será uma grande contribuição para estimular o espírito empreendedor nos estudantes, os ensinando a lidar com os desafios do empreendedorismo ainda na fase de formação. Dentro da Vianna Consultoria Júnior temos as seguintes áreas:

  1. Comercial: Lida com o cliente desde o primeiro contato até o fechamento do projeto;

  2. Marketing: Trabalha a imagem da empresa júnior com o público: nas redes sociais e na faculdade;

  3. Gestão de Pessoas: Trabalha com os membros para identificação de suas necessidades e demandas, além de coordenar o Processo Seletivo;

  4. Projetos: Realiza os projetos internos, externos e com a faculdade;

  5. Financeiro: Trabalha com toda a movimentação financeira da empresa, responsável pela viabilidade de investimentos e pelo contato com o contador;

  6. Presidência: Gerencia as diretorias, mantém o contato com a instituição de ensino e com o Movimento Empresa Júnior.

Essa caminhada aparentemente longa, proporciona aos interessados experiências e conhecimentos muito relevantes sobre o mercado de trabalho que no cenário atual serão imprescindíveis aos alunos que pretendem ingressar de forma efetiva em alguma empresa.

Estamos com o nosso processo seletivo aberto até dia 04/02/21, faça sua inscrição e vem fazer parte da Vianna Consultoria com a gente! Link para se inscrever:

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScQHoc5kAju169j4U_yThHbrTMRCCK9JdrGnmMDV5DUnVFU_A/viewform?usp=sf_link

Escrito por:

Raul Victor Silva Dutra;