Blog Single

Feb 11, 2019

O ano de 2018 chega ao fim com conquistas da Vianna Consultoria Júnior, Empresa Júnior das Faculdades Integradas Vianna Júnior. A principal delas é que a empresa formada pelos alunos tornou-se federada à FEJEMG (Federação das Empresas Juniores do Estado de Minas Gerais), maior federação de empresas juniores do mundo.

Na prática, uma EJ federada segue as boas práticas do mercado e também o que há de mais moderno em gestão. Além disso, recebe suporte de uma grande equipe para quaisquer necessidades que ela tenha. Com isso, os empresários juniores recebem treinamentos, participam de congressos e têm experiências que vão ainda mais além da participação no dia-a-dia da empresa.

Para o Coordenador da Vianna Consultoria Júnior, Bernardo Fortuna, a conquista da federação reflete em novos desafios e responsabilidades. “Depois que você se torna uma empresa júnior federada, passa a ter vários requisitos que precisam ser cumpridos para se manter na federação. Agora teremos mais senso de urgência, uma gestão ainda mais estruturada e uma regulamentação mais efetiva”, explica. A conquista reafirma a posição de excelência da empresa, já que, em Minas Gerais, apenas 127 EJs de 19 instituições de ensino superior são federadas.

Outra vitória importante foi o prêmio de Alto Crescimento, concedido pela Liga das Empresas Juniores de Juiz de Fora pelo segundo ano consecutivo. Isso significa que a empresa alcançou suas metas de número de projetos executados e faturamento esperado para 2018 – cerca de R$ 12 mil. Segundo a lei que regulamenta as EJs e completou dois anos em 2018, os estudantes não recebem salário e todo o dinheiro precisa ser reinvestido na própria empresa, em capacitação, cursos e infraestrutura.

De acordo com a Presidente da Vianna Consultoria Júnior, Laura Sirimarco, além das conquistas relacionadas aos resultados obtidos, há também a formação de lideranças, crescimento e capacitação constante da equipe. “Nós prestamos muitos serviços na parte de gestão empresarial e hoje temos 14 projetos de clientes de diversos seguimentos. Com isso, conseguimos ter um entendimento muito maior do mercado”, afirma a aluna que, ainda no 4° período de Administração, já pensa em abrir o próprio negócio ao fim da graduação e acaba de ser eleita Diretora de Regulamentação e Expansão da Liga de Empresas Juniores de Juiz de Fora. Ela será a primeira mulher de uma faculdade particular a ocupar o cargo.

Experiência que rende frutos

A aluna Letícia Vilete é Vice-presidente da Vianna Consultoria Júnior na gestão de 2018 e está indo para o 3° período do curso de Administração. Recentemente, sentiu na pele como a participação na empresa júnior lhe abriu portas. Ela acaba de ser aprovada no processo seletivo para estagiar na área comercial de um dos maiores bancos do país.

Antes de cursar Administração, Letícia se formou em Gestão de Recursos Humanos, também pelo Vianna, e sentiu dificuldades para entrar no mercado de trabalho sem ter experiência prática na área de atuação. Isso mudou após, já no curso de Administração, ela ter entrado na Empresa Júnior. “A EJ desenvolve muito o espírito empreendedor do aluno, a proatividade. Ele aprende na raça, porque ninguém ainda é formado, mas já está gerindo uma empresa. Em todas as entrevistas do processo seletivo para estagiar no banco, me perguntaram sobre minha experiência com a Vianna Consultoria Júnior. Isso fez toda a diferença”, comenta.

Novo ano, novos desafios

Com tantas conquistas em 2018, fica difícil não sonhar grande também para o novo ano que se inicia. De acordo com o presidente eleito para assumir a gestão em 2019, Bernardo Barone, novos desafios já estão sendo esperados. “O ano que vem vai ser bastante pautado não só na gestão interna, que é um dos nossos pilares, mas também na captação de resultados. A prospecção de clientes vai ser contínua. Acredito que nosso maior desafio será bater a meta de Alto Crescimento para seremos a quarta Empresa Júnior na história a conseguir isso por três anos consecutivos”, afirma.

Em breve, será divulgado nas redes sociais da Vianna Consultoria Júnior, o processo seletivo para os estudantes que queiram fazer parte da empresa. Poderão se inscrever alunos de qualquer período dos cursos de Administração, Direito, Gestão de Recursos Humanos e Logística.

Com sede no Bairro Santa Helena, na Av. Dr. João Pinheiro, 67, a empresa oferece consultoria em gestão em quatro áreas de negócios: Gestão Estratégica, Finanças, Marketing e Operações e Processos.