Blog Single

Administração Nov 27, 2019

    Sistemas de informação, são definidos como a implementação de tecnologia de informação em uma empresa visando maior praticidade, comodidade e facilidade no acesso, cadastramento e monitoramento de informações. Existem diversos tipos de sistemas específicos para cada área no âmbito empresarial, podendo ser caracterizados desde um auxílio no controle dos processos operacionais, até mesmo na assistência para a tomada de decisões nos níveis gerenciais, a seguir estão listados alguns tipos de sistemas de informação:

Sistemas de Processamento de Transações:

    São sistemas utilizados para facilitar as transações dentro da empresa, como contabilidade, controle de estoque, sistema de cobrança, pagamento de contas, transações de vendas, entre outras tarefas, facilitando, acelerando e dando confiabilidade às tarefas dos responsáveis a partir da realização dos registros dessas e do fornecimento de relatórios.

Sistema de Controle de Processos:

    Esse sistema serve como um feedback, ou garantia, sendo responsável pela análise do produto final concedendo um retorno e informando a qualidade do produto, se esta não for a desejada, o programa realizará uma auto correção com o viés para atingir a qualidade desejada. Com este sistema, há uma redução na taxa de erro dos resultados alcançados dentro da empresa, aprimorando assim, o feedback dos clientes.

Sistemas de Apoio à Decisão:

    Esse sistema auxilia na tomada de decisões, principalmente nos níveis mais altos de uma empresa. Este tem a função de fornecer informações empresariais de forma adequada e previsões sobre circunstâncias futuras, possibilitando aos responsáveis a tomada de uma melhor decisão para a sua empresa. Pode se dizer que tal sistema tem recebido uma grande visualização no mercado, devido à sua capacidade de ponderar trajetos com maior probabilidade de ocorrência.

Sistema de Informação Gerencial:

    Esse sistema também tem a função de auxiliar na tomada de decisão em nível gerencial, gerando também, relatórios em forma de gráficos e planilhas, tornando mais claro a visualização dos processos dentro da empresa. Esse sistema é responsável pelo esclarecimento de informações de uma forma didática, visando a esquematização das informações apresentadas por este, diferente do anteriormente mencionado, o Sistema de Informação Gerencial também apresenta em suas informações, dados resultantes da interação colaborativa entre pessoas, tecnologias e procedimentos, permitindo à gerência, melhor organização e visualização dos processos.

Sistema de Relacionamento com o Cliente:

    Esse sistema visa melhorar a relação entre a empresa e seus clientes, prevendo as necessidades do consumidor, otimizando a rentabilidade, aumentando as vendas e personalizando campanhas de captação de possíveis fregueses, ficando mais simples aumentar e fidelizar sua clientela, impulsionando dessa forma o índice de vendas da sua empresa.

Sistema de Gerenciamento de Cadeia de Suprimento

    Esse sistema visa facilitar o controle de estoque, insumos, organizações, tempo, entre outros, melhora o monitoramento de vários bens da empresa, diminuindo assim, por exemplo a probabilidade de que algo se perca em meio aos processos, visto que estes estarão sendo monitorados por um sistema, seguro e confiável.

Sistema de Recursos Humanos

    Esse sistema ajuda a identificar funcionários potenciais, selecionar novos funcionários e a desenvolver talentos, e ainda auxilia em nível estratégico a identificar habilidades, escolaridade, monitorar o recrutamento, alocação e remuneração de funcionários. De forma geral prestam auxílio em todo o trabalho envolvendo recursos humanos, facilitando, agilizando, incrementando e simplificando assim as tarefas.


    Além desses, existem diversos outros tipos de sistemas de informação, e com certeza existe algum para prestar apoio à sua empresa, e aprimorar seus processos. Hoje, com a informatização dos processos empresariais, para aumentar as chances de sua empresa prosperar e se destacar no mercado é quase indispensável a adoção de sistemas de informação, e para isso é necessário contatar uma empresa especializada em informática para o desenvolvimento de um sistema que se adeque às suas necessidades.

Escrito por:

Guilherme Carvalho Fritis;
e João Vitor Coelho Gonçalves.