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Administração Jun 03, 2020

    Precificar é o ato de atribuir certo valor a um produto ou serviço.

    Seria muito fácil falar que um pão francês, por exemplo, custa 50 centavos ou 50 reais, mas não é assim tão simples. Você precisa seguir alguns parâmetros para realizar uma boa precificação:

  • Cobrir o custo: é importante que o preço da venda de seus produtos ou serviços seja o suficiente para sanar todas as despesas que teve com este.
  • Visar o lucro: não adianta apenas pagar as despesas que teve, é necessário ter um lucro, e projetar uma margem de lucro para as vendas.
  • Competitividade: não é interessante possuir um preço muito baixo ou muito alto diante do mercado, pois pode dar a ideia de um produto ruim, ou de uma necessidade de lucro exagerada da empresa, mantenha seu preço condizente com o mercado.

    Realizando uma boa precificação das suas vendas, vai te permitir gerar descontos sem prejudicar a margem de lucro e definir o perfil de seus clientes, com base no preço por qualidade de seus produtos ou serviços.

    É importante compreender que estes métodos de precificação necessitam de uma averiguação da concorrência e a forma como estes se apresentam no mercado. É importante também ter em mente que grandes empresas podem realizar acordos com alguns fornecedores para que o valor seja reduzido ou mesmo para que o produto seja vendido pela empresa, sendo assim, diversos fatores devem ser levados em consideração no momento de precificar um produto

Margem de Lucro

    Mencionamos anteriormente “margem de lucro”, sendo este o percentual equivalente à diferença entre o preço de venda e o preço de custo.

    Por exemplo se um produto que possui valor de custo de 100 reais é vendido por 200, a margem de lucro é de 50%, pois teve um lucro de 100 reais que é 50% do preço que este foi vendido, como podemos ver na fórmula abaixo.

Margem de Lucro = (Lucro / Preço de Venda)

Mark Up

    Muitas pessoas acreditam que Margem de Lucro e Mark Up são parecidos, mas a diferença entre elas pode ser impactante. O mark up é um índice usado para calcular o preço final do produto baseado no preço de custo, como podemos ver na fórmula abaixo.

Mark Up = 100 / [100 - (Custos Fixos% + Custos Variáveis% + Margem de Lucro%)]

    Este índice é ótima para encontrar o preço ideal para seu produto, uma vez que o valor custeado para a produção deste é colocado em questão, havendo assim, uma menor possibilidade de ocorrer prejuízos desde a compra ou produção do produto até sua venda.

Mark Down

    O mark down é a utilização da margem de lucro para conceder promoções sem a perda de capital, essas promoções podem ir aumentando gradativamente com o tempo, e desde que não ultrapassem a margem de lucro, não será perdido capital na venda do produto.

Preço Final

    O preço final é o preço pelo qual o produto será vendido sem descontos. A melhor técnica para calcular o preço final de um produto é usar da fórmula:

Preço Final = Custo x Mark Up


    Recomendamos que para realizar uma precificação que seja melhor aceita pelos seus clientes e se adeque melhor às suas necessidades, busque o auxilio de uma consultoria para a aplicação de um bom projeto de precificação.

Escrito por:

João Vitor Gonçalves Coelho;
e Guilherme Carvalho Fritis.