Blog Single

Administração Dec 11, 2019

Você sabe o que é o ciclo PDCA?

    Acrônimo para Plan (planejar), Do (executar), Check (verificar) e Act (agir), em inglês, o método remete à obra do filósofo francês René Descartes.

    A motivação de Descartes era descobrir o direcionamento do pensamento do ser humano em busca da verdade e dessa forma, desenvolveu um método cartesiano como uma forma de resolver problemas.

    Dentro do ambiente corporativo, o método PDCA tornou-se popular através de um estatístico americano chamado Edward Deming. No início da década de 1950, após a Segunda Guerra, o governo japonês convidou Deming a ajudar o país na reconstrução industrial no cenário do pós-guerra.

    O Total Quality Control (Controle Total de Qualidade) tem como uma de suas ferramentas o ciclo PDCA – Possui a função de garantir que a empresa organize seus processos, não importando a sua natureza, acarretando em uma maior qualidade na realização das tarefas e consequentes ganhos nos resultados. O objetivo dessa ferramenta é ajudar a entender como um problema surge e também como deve ser solucionado. O Ciclo PDCA possui uma vasta área de aplicação, podendo ser útil a diferentes tipos de empreendimentos, pois atua em diversas frentes focando na melhoria contínua. Portanto, é útil para desde grandes indústrias a pequenos comércios.

    Esse método de análise e mudança de processos parte do pressuposto de que o planejamento não é uma fase que acontece apenas uma única vez, portanto ao longo do projeto pode ser preciso mudar o planejamento. E o Ciclo PDCA ajuda a fazer exatamente esse controle, que é contínuo.

    O PDCA pode ser aplicado em situações como: Ajustando um produto à conformidade exigida pelo cliente para promover um treinamento de vendas e atendimento, alcançando maior produtividade nas tarefas, e com isso, reduzindo custos e despesas, entre outros.

As etapas....

➡️ Planejar (Plan)

    Nesta fase são definidos os objetivos de cada processo até chegar ao produto/serviço finais requeridos pelo cliente, levando em consideração a política da empresa.

    Baseado nesta política, o planejamento deve ser composto pelos seguintes passos:

  • Identificação do Problema;
  • Estabelecimento de Metas;
  • Análise do Fenômeno;
  • Análise do Processo;
  • e Plano de Ação.
➡️ Fazer (Do)

    Momento em que o plano será executado, assim os indivíduos que participarem da implantação do ciclo PDCA deverão realizar treinamentos de acordo com o método. Cada processo é realizado, conforme aquilo que foi definido na primeira fase. Assim são coletados dados para uma análise posterior.

➡️ Checar (Check)

    Com a implantação do plano de ação inicia-se esta fase de checagem, os processos são analisados através de ferramentas próprias, para verificar se cada processo cumpre aquilo que foi proposto no planejamento. É nessa fase que poderão ser encontrados erros ou falhas no processo.

➡️ Agir (Action)

    De acordo com o resultado na etapa ‘checar’, serão observados as falhas nos processos e se os objetivos foram atingidos, caso contrário, estes devem ser melhorados e as etapas se reiniciam.

    Este momento também visa a padronização dos processos que estão dando certo. Para isso, é necessário especificar qual o padrão a ser adotado e seguido ou alterado, executando uma boa comunicação interna e oferecer treinamentos, acompanhando toda a implementação do novo processo.

Escrito por

Douglas Albino Lopes;
e Maria Fernanda Prates de Freitas.