Blog Single

Administração May 06, 2020

    A inspiração para tal metodologia se deu no Japão, a partir da junção das palavras “Kai”, que significa mudança, e “Zen”, que significa virtude ou bondade. De forma quase literal, a palavra significa então: "mudança para melhor”, sendo assim, toda a metodologia é baseada nesse ideal.

    O termo surgiu após o fim da segunda Grande Guerra, com o intuito de reerguer as atividades e indústrias japonesas para que pudessem voltar ao mercado competitivo.

    Assim, surgiu a Metodologia Kaizen, que se baseia nos princípios orientais, nos quais, todos os membros de uma empresa possuem dever com a mesma, devendo reduzir custos, desperdícios e aumentar a produtividade. Com ela, a cultura organizacional se desenvolve, melhorando o desempenho da empresa.

Onde deve ser aplicada?

    A metodologia pode ser aplicada em todas as áreas da empresa, valendo ressaltar que é necessário o envolvimento de todos os colaboradores para o funcionamento ideal desta. Mesmo podendo ser implementado em todas os departamentos, quando aplicada na área de projetos e marketing, apresenta maior viabilidade para um retorno financeiro.

Como funciona a Metodologia Kaizen?

    Muitos definem a metodologia com a frase “Hoje melhor que ontem, amanhã melhor que hoje.” Portanto, ela provavelmente não terá nenhum resultado grande de imediato, mas estará sempre melhorando o desempenho da empresa.

    Um de seus ideias se baseia no princípio de que, as mesmas pessoas que desenvolveram as funções dentro de uma empresa, devem apontar melhorias e não agentes externos.

    São valorizados os trabalhos em equipe, sendo desenvolvido uma dinâmica denominado de Evento Kaizen. Nela é formada uma equipe que tem como objetivo melhorar o trabalho dentro de cinco dias úteis, essa dinâmica tem o intuito de incentivar a criatividade e o planejamento prévio.

    Ao pensar de forma condizente com a metodologia, quando há algum problema, ou alguma intenção de mudança, os membros do setor envolvido se reúnem e realizam uma intensa troca de ideias para decidir o que será feito.

Objetivos desta metodologia

    Esta metodologia tem como objetivo a redução de custos, aprimoramento nos serviços prestados e, consequentemente, um certo aumento na satisfação dos clientes. Além de impulsionar a produtividade e uma melhoria diária no clima da empresa, uma vez que todos os envolvidos são responsáveis pela evolução da organização.

Como aplicá-la

    É importante que ter em mente que esta metodologia deve ser vista como uma filosofia, sendo assim, ela deve ser aplicada todos os dias, sem que exista um momento para sua conclusão. Por este fato, é necessário que se desapegue de alguns vícios, tais como:

  • Nunca busque fazer tudo perfeito, erros acontecem, porém é importante que tudo seja aplicado imediatamente.
  • Não deixe para depois o que pode ser feito de imediato.
  • Adquira esta filosofia o quanto antes.
  • Veja o lado positivo e busque forma de aplicar as melhorias em vez de pensar que elas não poderiam ser aplicadas.
  • Deixe de criar desculpas para os vícios que surgirem.

    Sendo assim, antes de iniciar a aplicação, compreenda que todos os setores da empresa devem estar envolvidos, uma vez que, uma mínima mudança em qualquer setor, pode causar grande diferenças nos outros. Desta forma, os envolvidos devem realizar os seguinte três questionamentos:

  • Atualmente: Como se encontra agora?
  • Seguinte: Qual a situação que é desejada?
  • Novo: Como se chegar a esta situação?

    Em resposta à estes questionamentos, foram criadas seis fases que devem ser observadas pelo administrador:

  1. Identificação das oportunidades e dos problema;
  2. Análise dos processos;
  3. Desenvolvimento de uma solução tingível e ideal;
  4. Aplicação da solução;
  5. Estudo dos resultados;
  6. Padronização da solução efetiva.

Aplicando o Kaizen

    Desta forma, ao compreender a filosofia kaizen, é vital a aplicação de seus princípios e conceitos, uma vez que esta filosofia gera resultados apenas com a sua continuação. Caso seja necessário, faça uma adaptação dos valores e cultura da empresa para com esta filosofia. Logo, deverá ser aplicado o Evento Kaizen, o qual é baseado em três etapas:

  1. Identificar onde aplicar as melhorias;
  2. Efetuar a montagem de um time que será responsável pelo evento;
  3. Executar o evento de melhoria contínua.

    É importante ressaltar que, cada setor deve ser analisado calmamente para que todos os possíveis erros possam ser listados. Dê prioridade aos processos com mais urgência, posteriormente, os que podem gerar mais lucro e, por fim, os que não podem sofrer perdas com ausência de maquinário, produtos e materiais. Só após ter solucionados todos os vícios dos respectivos processos que necessitam maior atenção busque por analisar e aprimorar os que não são tão importantes. Lembre-se, não busque a perfeição e sim o melhor possível.

Escrito por:

João Vitor Gonçalves;
e Guilherme Carvalho Fritis.