Blog Single

Uma Empresa Júnior, do ponto de vista legal, de acordo com a Lei nº 13.267, é uma associação civil sem fins lucrativos, a qual deve ser gerenciada por estudantes que estejam matriculados em cursos de graduação. Além disso, deve contribuir para o desenvolvimento acadêmico e profissional dos alunos, com objetivo de capacitá-los para o mercado de trabalho. Estagiar em uma dessas pode ser extremamente importante para a sua formação e, no blog de hoje, vamos te explicar porque.

Em primeiro lugar, esse estágio serve para tirar uma das principais dificuldades dos alunos no momento de procurar um emprego: a falta de experiência profissional. Você conseguirá uma prática ativa dentro de uma empresa que trabalha justamente com o que você tanto sonha, conseguindo praticar ativamente, além de aprimorar vividamente seu currículo.

Além disso, você consegue uma vivência muito maior da profissão, uma vez que, dentro de uma empresa, o aluno consegue acompanhar diversas áreas da carreira, visto que segue o cliente desde o primeiro atendimento, até a entrega da solução de seu problema. Na maioria das vezes, em estágios, sua atuação pode se tornar focalizada em apenas uma área deste trabalho.

Outro ponto positivo seria o espírito empreendedor que pode ser aflorado dentro desses estabelecimentos, fazendo com que você queira, até, abrir o seu próprio negócio. Nesse caso, toda sua experiência com o dia a dia de uma empresa pode te auxiliar, dentro da parte de como captar clientes, identificar problemas e desenvolver as principais soluções. Trás, também, uma visão real do mercado de trabalho, e não idealizada, como a maioria das pessoas possui.

Mais um benefício seria a aplicação dos seus estudos na prática, uma vez que alguns cursos são extremamente teóricos e não contam com muitas atividades reais. Isso pode trazer até conhecimentos por fora dos livros, com situações que não se encaixam na realidade ideal das teorias.

Por fim, a vivência de Empresa Júnior fornece um grande diferencial para todos uma vez que, por mais que seja algo que fornece um grande crescimento pessoal, nem todos os estudantes se esforçam para participar, o que faz com que os participantes se destaquem no real mercado de trabalho.

Além disso, algumas empresas priorizam os ex-juniores, pois reconhecem que, muitas vezes, apenas a teoria vista nas aulas não é o suficiente para a prática profissional, e requerem currículos com experiência profissional.

Em geral, os processos seletivos para participar dessas empresas abrem semestralmente, e aqui na Vianna Consultoria não é diferente! Já já divulgaremos mais informações, então não percam a oportunidade de se tornarem melhores profissionais, e fiquem ligados nas nossas redes sociais!

Escrito por:

Maria Cecília M. Munck.