Blog Single

Administração Geral Mar 17, 2020

    Home Office é um termo em inglês que traduzido significa “Escritório em casa”. É uma modalidade de trabalho em que o colaborador pode trabalhar longe da empresa, e não se limita apenas à sua casa, como o nome sugere, e é utilizada por diversas razões que serão tratadas no decorrer da matéria.

    O Home Office vem se consolidando há muito tempo, porém só com o avanço dos meios de comunicação, como Skype, Whatsapp, Hangouts, e do surgimento do compartilhamento de arquivos pela nuvem, tornou-se viável a consolidação deste como modalidade definitiva de trabalho.

    E claro que algumas profissões possuem maior facilidade para se encaixarem nesse tipo de trabalho, como designer, ou jornalista, mas com o avanço da informática algum dia talvez não seja mais necessário fazer o percurso de sua casa até o trabalho.

Razões para utilizar o Home Office

    Como mencionado anteriormente, existem diversas razões para se adotar o Home Office, montamos uma lista para você entender quais são essas razões:

1 _ Aumento da produtividade

    Uma pesquisa realizada pela Harvard, observou que há um aumento de produtividade e foco pelos funcionários de empresas que trabalham em casa, e essa não é a única pesquisa que comprova isso, esse aumento de produtividade está relacionado à comodidade, ao conforto de poder se trabalhar fora do escritório da empresa. E mais que isso, a pesquisa também comprova que ao se trabalhar fora de casa, há um aumento ainda maior de produtividade quando se comparado ao trabalho em casa.

2 _ Prolongamento de carreira

    Nesse estudo de Harvard também foi comprovado que trabalhadores mais próximos da aposentadoria podem prolongar seu tempo na empresa quando possuem a liberdade de trabalhar em Home Office de algum lugar remoto, tendo em vista que estes pretender viajar após a aposentadoria, e esse benefício pode ser atendido com essa modalidade de trabalho.

3 _ Diminuição de gastos

    Para o responsável de uma empresa, este tipo de trabalho traz redução de custos quando se pensa em funcionários. Serão reduzidas as necessidades de gasto com infraestrutura, transporte e alimentação.


Ferramentas para o Home Office

    Com a forma de trabalho diferente, também é necessário uma abordagem diferente de ferramentas, e não poderíamos deixar de apresentar algumas dessas ferramentas.

Ferramentas Google

    As ferramentas da Google são ótimas para este tipo de trabalho, tendo em vista que várias pessoas podem visualizar e/ou editar um mesmo arquivo ao mesmo tempo, e sua utilização conta com ferramenta para textos, planilhas e apresentações. Além das ferramentas de criação, existem também as ferramentas de comunicação, como o chat do Hangouts, e as chamadas de vídeo do Google Meet.

Microsoft Teams

    Essa ferramenta da microsoft permite a comunicação por um chat, bem como o compartilhamento de arquivos e chamadas de vídeo, possibilitando a gestão da equipe e das metas online.

Trello

    O trello é uma ferramenta gratuita e bem famosa usada para gerir tarefas e prazos de uma equipe, sua simplicidade acrescenta à sua eficiência, podendo ser utilizada por todos os públicos.

WhatsApp

    Hoje em dia todos possuem celular e todos possuem whatsapp, se tornando uma maneira prática, rápida e certeira de entrar em contato com os colaboradores e até com clientes.

    Existem várias outras ferramentas, apenas listamos algumas que podem ser utilizadas pela sua empresa e seus funcionários.


    Por último, você sabia que existem locais utilizados para reunir pessoas que realizam o trabalho Home Office? Esses locais são chamados de Coworking e são utilizados para oferecer um espaço melhor para este tipo de trabalho, e até para aumentar sua rede de contatos profissionais.

Escrito por:

Guilherme Carvalho Fritis.