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Apandemia afetou fortemente grande parte dos setores da economia, principalmente o comércio que, em razão do “lockdown”, teve que permanecer de portas fechadas durante o difícil período que estamos enfrentando. Portanto, achamos relevante mostrar maneiras variadas que alguns comerciantes encontraram para, além de retirarem o seu sustento de lojas interditadas, conseguirem lucrar nesse momento antissocial.

Nesse sentido, atitudes empreendedoras são essenciais para manter sua empresa em alta no mercado e, infelizmente, muitos comerciantes desconhecem as maneiras eficazes e cabíveis para tal. A consultoria, por exemplo, é uma ótima forma para aqueles que desconhecem os meios necessários para firmarem seu empreendimento, pois esta auxilia na identificação e na solução para suas dores.

Visto isso, a consultoria pode ser entendida como uma prestação de auxílio realizada de um empreendedor para outro, a qual é executada a partir das necessidades apontadas pelo próprio cliente, e pela análise da empresa feita pelo consultor. O objetivo desta consultoria é identificar soluções por meio de diagnósticos e processos, para então colocá-las em prática, sanando ou melhorando uma parte da empresa.

Diversas ações podem ser elaboradas a fim de alavancar suas vendas, investir em um bom plano de marketing por exemplo seria uma delas. Uma vez que, este busca guiar os passos da marca de forma estratégica, sendo considerado uma ferramenta de gerenciamento eficaz e muito importante, ao passo que dá uma visão completa da perspectiva da empresa para o mercado em que está inserida.

Além disso, se manter ativo nas redes sociais, de maneira que você consiga divulgar seus produtos e alcançar novos clientes, tem sido um empreendimento eficaz e muito comum atualmente. O atendimento on-line vem se provando uma boa maneira de continuar seus negócios sem perder na qualidade, e cresceu bastante nesse período onde as pessoas se veem impossibilitadas de deixarem suas casas com segurança.

Ademais, é importante disponibilizar canais de comunicação para que o cliente possa entrar em contato facilmente com o estabelecimento, seja o WhatsApp ou o Instagram. Isso cria um relacionamento do cliente para com a empresa, fazendo com que ele se torne um comprador mais frequente e indique seus produtos para outras pessoas, fazendo com que você possua uma nova rede de clientela.

Outra maneira de trazer uma alta divulgação para as suas mercadorias seria investir nos “influencers” locais, também conhecidos como influenciadores digitais. Essas figuras são pessoas com um número considerável de seguidores nas redes sociais e, quando postam sobre algum produto, um grande número de pessoas geralmente é influenciado a acessar seu site e desfrutar das suas peças, demonstrando a importância da presença da marca no mundo digital.

O número de criadores de conteúdo nas redes sociais cresceu consideravelmente durante a pandemia, uma vez que as pessoas se viam sem nada para fazer em casa e, portanto, começaram a criar posts principalmente para o Instagram e, também, para o YouTube. Várias lojas vão atrás de patrocinar essas pessoas, enviando produtos com o intuito de que elas os divulguem, aumentando, assim, o número de vendas.

Dessa forma, cabe à empresa olhar para seu sistema e avaliar a urgência de buscar uma consultoria para sua empresa, observando as melhores possibilidades de se manter no mercado ou expandir seus lucros. Portanto, listamos abaixo algumas das melhores formas para se firmar no mercado, disponíveis no portfólio da Vianna Consultoria Júnior:

  • Análise de Concorrência: Analisa os erros e os acertos das empresas que atuam no mesmo ramo de negócios.

  • Pesquisa de Satisfação: Análise realizada a partir de um ponto de vista do cliente, permitindo visualizar se os serviços disponibilizados estão atendendo as expectativas e as necessidades deste.

  • Pesquisa de Mercado: Tem como objetivo conhecer e catalogar os interesses do público, adaptando a empresa às vontades do mercado.

  • Planejamento de Vendas: Traça métricas com objetivo de obter novos clientes e fidelizar os que já possuem um relacionamento com a empresa aumentando, assim, o lucro.

  • Mapeamento e Aprimoramento de Processos: Realiza o mapeamento de cada área da empresa de forma que todos entendam sua responsabilidade e identifiquem a do outro, facilitando a unidade de comando e a relação dentro da empresa, além de auxiliar na produtividade de processos.

  • Gestão de Estoque: Gerencia os suprimentos da empresa como recursos não financeiros que adentram a empresa.

Encontrou algo que podemos te auxiliar? Entre em contato conosco e vamos marcar uma reunião de diagnóstico para sanar seus problemas. 😊

Escrito por:

Raul Dutra;

e Cecília M. Munck.