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Administração Jan 22, 2020

    “Conjunto das atitudes específicas de alguém diante de uma situação, tendo em conta seu ambiente, sociedade, sentimentos etc.” Essa é a definição de comportamento segundo o site Dicio.com.br.

    A definição para o comportamento do consumidor também não é muito diferente, porém se limita a atitudes desse alguém como um cliente, por exemplo analisando preços, qualidade dos produtos, atenção no atendimento, etc.

    Entender o comportamento de seu consumidor pode trazer uma mudança muito positiva para os negócios. Mas como podemos prever algo como a mente humana? Mesmo se mostrando uma tarefa difícil, existem certas dicas de como melhor entender esse comportamento, e ainda de como usar o comportamento do consumidor ao favor da marca.

O Comportamento do Consumidor a Favor da Marca

Mostre Interesse pelo seu Consumidor

    Uma dica simples, porém às vezes esquecida: mostrar interesse nas preferências, vontades e dores do consumidor. Fazendo isso obtém-se informações mais concretas sobre o comportamento deste, permitindo que:

  • Os produtos e serviços sejam melhor desenvolvidos, pensando no consumidor;
  • Se adquira formas mais eficientes de contato visando garantir ao consumidor acesso aos seus serviços e produtos;
  • Facilite a precificação de forma a atender seu público;
  • Encontre formas de promoção, que atrairão a clientela com melhor efetividade;
  • Entenda a motivação por trás da compra realizada.

Adapte-se às Mudanças

    Estudos apontam que atualmente os consumidores têm prezado por uma forma mais pessoal e inovadora com as empresas, transformando o contato com o cliente através de uma experiência única de valor.

    Com o surgimento das redes sociais, a forma de contato com o consumidor tem se tornado algo mais ágil e com uma necessidade de maior eficiência em passar a imagem de sua marca para o público. Logo, essa imagem deve ser implacável em despertar no consumidor confiança e interesse pelo seu produto.

    Sendo assim, é quase indispensável a adaptação do Marketing em atender às redes sociais para melhor se comunicar com seu cliente, passando assim uma experiência que preze o conforto do consumidor.

Fidelize os Clientes

    Um cliente fidelizado é aquele que continua comprando com frequência em certo estabelecimento, resistindo ainda às promoções da concorrência.

    Este funciona como forma de prospecção, ele indica sua marca para as pessoas que conhece, o que possui um grande valor, aumentando assim sua clientela.

    Clientes fidelizados podem servir ainda como uma forma de averiguar se os ideais e as ações sendo tomadas pela empresa então seguindo pelo caminho certo.

Comunique-se de Forma Adequada

    Não existe apenas uma forma de dizer algo, e quando se está no marketing, você deve moldar o discurso para conseguir uma melhor conexão com o público. Seus clientes não vão mudar a forma de pensar por causa de sua marca, tenha isso em mente.


    O comportamento do consumidor é influenciado também pelo tipo de compra que será realizada, seja de uma compra mais complexa e cara, a uma compra rotineira e barata, e que dão origem a:

1- Comportamento de Compras do Dia a Dia

    Essas são comprar diárias, como uma ida ao mercado. Nesses tipos de compras, o consumidor não está tão interessado em de onde vem ou de quem compra.

    Para conseguir destacar sua marca nesses tipos de compra uma dica é realizar promoções, que vão ser lembradas pelo consumidor e provocá-lo a comprar de sua marca da próxima vez.

2- Comportamento de Compra em Vista da Variedade

    Essas comprar ainda não possuem um preço muito alto, porém o consumidor tem um maior interesse quanto à marca, que apresentam uma diferenciação muito maior em termos de qualidade e características do produto.

    Nessa categoria, os compradores querem variar, e mesmo sendo fidelizados, os clientes podem buscar outras marcas para experimentar coisas novas.

    Uma dica para as marcas que trabalham neste ramo é manter uma rotina estratégica de lançamento de novidades para não ocorrer a perde de clientes.

3- Comportamento de Compras de Pouca Complexidade

    Nesse tipo de compra, o preço é um pouco maior, mas há um grande envolvimento dos consumidores. As decisões costumam ser rápidas visando coisas como menor preço e qualidade do produto, porém o consumidor tende a escolher uma marca mais famosa, pois ele terá um maior contato com o produto.

    As marcas que trabalham nesse setor necessitam de um bom pós venda, resoluções de forma eficiente dos problemas que surgirem e maior atenção com o cliente, além de propagandas que darão uma grande diferença na hora de escolha do consumidor.

4- Comportamento de Compras Complexas

    Normalmente estas são compras realizadas com pouca frequência, de produtos caros e com alto envolvimento do consumidor. Nesse tipo de compra o cliente realiza pesquisas e faz análises minuciosas para encontrar o produto que irá atendê-lo da melhor forma.

    Para empresas que trabalham nessa categoria, é necessário mostrar que seu produto é o melhor do mercado e que o consumidor estará fazendo uma ótima escolha ao compra-lo.


    Para colocar em prática essas dicas, é necessário desenvolver um bom planejamento estratégico baseado em pesquisas e análises de mercado. Assim sua empresa poderá obter um ótimo relacionamento com o consumidor baseado no comportamento de seu público, lhe concedendo assim, um maior conforto ao realizar sua compras, causando desta forma, uma certa fidelização da clientela e impulsionamento de sua marca.

Escrito por:

Guilherme Carvalho Fritis;
e João Vitor Coelho Gonçalves.