Blog Single

Administração Geral Apr 02, 2020

    A pandemia de coronavírus levou muitas empresas a alterar as formas de trabalho e trocar o escritório e o ambiente corporativo pelo home office.

   Em uma dinâmica de condução de processos a distância, é mais difícil controlar as ações de funcionários, o que exige um alinhamento maior entre as equipes e a empresa. A ideia é que cada um entenda as ambições da empresa e tome atitudes para caminhar em direção a um objetivo comum, sendo um time que veja tudo o que está acontecendo e entenda os desafios e objetivos da empresa há uma maior capacidade de reagir às dificuldades que se apresentam.

    A política de home office adotada deve ser personalizada, criada de acordo com a empresa, e, para isso, é necessário estipular regras, atribuindo as entregas cabíveis a cada funcionário, manter o estabelecimento de metas e prazos, assim como alinhar as ferramentas que serão usadas para estabelecer a comunicação entre o funcionário e a empresa.

Esse alinhamento de expectativas, com a clareza do porquê adotar teletrabalho, é fundamental para a criação de uma política bem sucedida.

    Outro ponto importante, é analisar como fazer para se manter produtivo num ambiente que não seja o que está acostumado a trabalhar. Em casa há muitas distrações que acabam tirando o foco nas tarefas a serem executadas ao longo dia.  Diante disso, para que sua produtividade não seja reduzida, é importante salientar alguns fatores que colaboram para isso:

-Defina metas realistas:

    Uma boa medida para saber se você está sendo produtivo é estabelecer metas diárias de tarefa, assim, é possível mensurar sua produtividade no final do dia ao checar o que foi atingido e o que não foi. 

-Reduza distrações:

    De o máximo de si para não se distrair com a televisão, o celular e videogame, pois podem tirar o foco. Procure se precaver de interrupções, pois é comum que algumas pessoas pensem que, por estar em casa, você não está trabalhando de fato.

-Tenha um office na sua home:

    Tão importante quanto o trabalho a ser executado é o local onde ele será feito. É comum que no seu ambiente de trabalho normal você tenha cadeiras ergométricas, mesas reguláveis, um monitor ajustado, internet rápida. Em casa você tem que improvisar. É importante saber que as condições do entorno afetam seu desempenho. Portanto, procure montar uma estrutura adequada para realização de suas tarefas diárias.

-Vista-se de forma adequada:

    Não fique de pijama o dia inteiro, é importante lembrar que você está trabalhando. O ato de trocar de roupa indica ao seu cérebro que você não está num momento de lazer e que precisa estar concentrado.

Escrito por:

Maria Fernada Prates.