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Recursos Humanos Feb 05, 2020

    Clima Organizacional é definido como características do ambiente de trabalho analisadas pelos funcionários que influenciam o comportamento dos mesmos. O Clima Organizacional também pode ser entendido como um indicador de satisfação dos colaboradores de uma empresa, que visa analisar anseios e pensamentos dos funcionários sobre o estabelecimento, além de aspectos da cultura e realidade da organização.

    Para melhorar o clima da empresa são realizadas as Pesquisas de Clima, que serão melhor comentadas abaixo, e com estas se possibilita ter uma melhor visão da empresa para obter melhorias como posicionamento de gestores, qualidade de vida no trabalho e estabelecimento de referenciais para implementação de ações que motivem os funcionários, aumentando assim a produtividade dos colaboradores.

A Teoria de Maslow

    A teoria de Maslow é uma teoria sobre motivação e é considerada uma das mais importantes sobre o assunto.

    Segundo Maslow, as necessidades humanas são organizáveis por níveis de importância e necessidade, apresentando primeiramente as mais importantes ou com maior nível de influência e deixando para o final as menos importantes, sendo mostradas dessa forma:

  1. Necessidades Fisiológicas: São as necessidades básicas de um ser humano, que num ambiente de trabalho devem ser entendidas como: conforto, necessidade de horários flexíveis, intervalos de trabalho, entre outros.
  2. Necessidade de Segurança: É a necessidade de sentir-se seguro, como ter um emprego estável, boa remuneração, plano de saúde, entre outros.
  3. Necessidades Sociais: São as necessidades de manter relações humanas, sentir-se parte de um grupo e manter boas relações de trabalho.
  4. Necessidades de Estima: Essas necessidades podem ser divididas em duas, a de reconhecimento de nossas capacidades, e o reconhecimento das nossas capacidades pelos outros, sentindo-se digno, competente e assim estimulado para o trabalho.
  5. Necessidade de Auto-Realização: Também podem ser chamadas de necessidade de crescimento, incluem a realização pessoal do colaborador, este pode ser atendido no trabalho com desafios para os funcionários e autonomia dos mesmos.

    Com estudos foram também observadas certos comportamentos em torno dessa teoria:

  • Para se satisfazer uma etapa é necessário que a anterior tenha sido sanada antes;
  • A necessidade de auto realização nunca é saciada, pois quanto mais se sacia mais se quer;
  • Alguns indivíduos podem apresentar maior importância para certas necessidade sobre as outras;

Pesquisa de Clima

    A Pesquisa de Clima Organizacional visa proporcionar a análise da organização com o seu ambiente, bem como as condições que caracterizam o estado de satisfação dos colaboradores na empresa. Através dessa ferramenta é avaliado:

  • Se a empresa é vista como um local bom para trabalhar;
  • Os fatores que motivam e desmotivam os colaboradores;
  • A opinião dos colaboradores sobre práticas de gestão de pessoas na empresa;
  • A existência ou não da prática correta de delegação de tarefas pelos gestores;
  • Se todos conhecem e compartilham a missão, visão e valores da empresa;
  • Se os gestores são capacitados para as suas funções;
  • Como está a comunicação interna da empresa.

    Empresas como o Google e o Facebook são exemplos de clima organizacional. Seguindo suas respectivas culturas, as empresas criaram:

  • Ambientes mais agradáveis;
  • Ofereceram espaços alternativos de descanso e lazer;
  • Disponibilizaram horários flexíveis de trabalho;
  • Disponibilizaram autonomia e mais liberdade.

Elaboração de Pesquisa de Clima

    As pesquisas de clima são realizados em forma de questionários na maioria das vezes, que podem conter vários tipos de perguntas, os colaboradores não necessariamente precisam se identificar, porém é importante saber seu time ou área de atuação.

    Para a criação da pesquisa é preciso seguir alguns passos, para aumentar sua efetividade.

    Precisa se planejar qual a melhor época para realizar a pesquisa, quem irá divulgá-la, quanto tempo vai durar a pesquisa. Com um melhor planejamento diminui-se as chances de deficiências e perdas durante a pesquisa.

    Defina as perguntas com base em seus principais objetivos. Um estudo realizado por Litwin e Stringer, sugere se utilizar de 9 fatores, que são estes:

  1. Estrutura;
  2. Responsabilidade;
  3. Desafio;
  4. Recompensa;
  5. Relacionamento;
  6. Cooperação;
  7. Conflito;
  8. Identidade;
  9. Padrões.

    Desenvolva as perguntas de forma a coletar as respostas que precisa encontrar, de maneira estratégica.

    Realize perguntas pequenas e de respostas rápidas, diretas e eficientes, a maioria dos colaboradores pode não ter muito tempo livre para responder ao questionário, e portanto com questionários grandes ou demorados as respostas podem não ser as mais sinceras como se espera para uma pesquisa de clima.

    Incentive todos a responder, embora gaste o tempo dos colaboradores, eles não ganham nada a mais por isso, então incentive-os garantindo a mudança da corporação para melhor baseado em suas respostas, garantindo que as estas são secretas e que todos se beneficiarão respodendo à pesquisa.

Escrito por:

Guilherme Carvalho Fritis;
e Maria Fernanda Prates de Freitas.