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Neste texto, iremos abordar as vantagens de se fazer uma pesquisa de mercado, e como se faz essa pesquisa utilizando-se de instrumentos que seu empreendimento possui, valorizando assim não só o serviço, como também o produto a ser entregue para seus clientes. Sendo assim, um dos primeiros passos para se fazer uma pesquisa de mercado é colher o máximo de informações possíveis de seus clientes. Não, não será necessário ter uma gama de consumidores para se fazer a pesquisa de mercado, sendo muito comum tratar sobre esse projeto, especialmente, em empreendimentos iniciais, além de muito importante, demonstra ao empreendedor qual será o seu perfil de cliente ideal, também conhecido como Ideal Customer Profile (ICP).

Uma das principais funções de uma pesquisa de mercado é auxiliar a tomada de decisões, por meio de informações precisas, atuais e confiáveis, reduzindo dessa maneira as incertezas e abrindo portas às novas oportunidades oferecidas pelo mercado. Para isso, a pesquisa de mercado se divide em dois grupos: Pesquisa de identificação do problema e Pesquisa de solução do problema.

  • Pesquisa de identificação do problema: Essa pesquisa é utilizada para avaliar o ambiente e diagnosticar problemas, por exemplo uma empresa que está atuando em um mercado crescente, mas sofrendo declínio de participação de mercado, pode estar lidando com problemas específicos, como a propaganda ineficaz ou a alta rotatividade em suas forças de vendas. Sendo assim trabalha-se com pesquisa do potencial de mercado, pesquisa de previsões e pesquisas de imagem da marca ou da empresa.
  • Pesquisa de solução do problema: Após a identificação dos problemas na pesquisa anterior e notando-se oportunidades a partir desta pesquisa, tem-se a pesquisa de solução para solucionar de forma efetiva tais entraves, através de uma pesquisa de precificação do mercado, pesquisa de comunicação e propagandas e pesquisa de segmentação do mercado.

Partindo destes preceitos vamos à prática, a definição de um problema, consiste em dizer de maneira explícita, clara, compreensível e operacional, qual é a dificuldade com a qual nos defrontamos e pretendemos resolver. Após definido o tema, ou o problema, é necessário fazer uma exploração das questões pertinentes, ou seja, uma série de questionamentos a fim de se ter o maior número de fontes e informações sobre este assunto.

Ademais, se faz necessária a definição dos objetivos destas pesquisas, que embora seja de forma geral diminuir as incertezas e auxiliar na tomada de decisões da empresa, existem objetivos específicos para cada tipo de pesquisa, definindo assim o propósito e os padrões a serem seguidos pela pesquisa.

Existem quatro tipos de pesquisas comuns ao mercado, sendo elas a pesquisa exploratória similar, a pesquisa de identificação do problema aliada à exploração do tema/problema, a pesquisa conclusiva similar e, por fim, a pesquisa de solução do problema, citada inicialmente, com objetivo de obter respostas para as questões ou hipóteses da pesquisa. Dentro das pesquisas exploratórias e conclusivas, existem as quantitativa e qualitativa, as quais irão fornecer dados essenciais para a tomada de decisão, ou plano de ação através das amostras.

Um outro passo para dar seguimento a sua pesquisa de mercado são as amostras, ou seja, um subgrupo de uma população selecionado para determinada pesquisa, o qual irá subsidiar a generalização do tema/problema. Com esses dados em mãos, é iniciada a fase de tabulação e análise desses dados e amostras para torná-los instrumentos de pesquisa precisos, claros e confiáveis.

Diante do exposto, fazemos a formulação do plano de ação, com base nos dados colhidos, uma boa ferramenta metodológica é a ferramenta 5W2H que, através de sua metodologia, desenvolve 7 perguntas básicas que deverão ser respondidas ao longo da pesquisa, sendo elas:

  • O que? (O que deve ser feito?) - Descreva todas as etapas necessárias para cumprir o objetivo.
  • Por que?(Por que será feito?) - Justifique a necessidade de alcançar o objetivo definido.
  • Onde? (Onde será feito) - Determinar onde serão executadas as tarefas para a concretização do plano.
  • Quando? (Quando será feito) - Determine um período para a finalização de todas as ações, de modo a garantir que elas sejam executadas no prazo estipulado.
  • Por quem? (Por quem será feito) - Delegue as atividades a serem cumpridas adequadamente a cada profissional envolvido.
  • Como? (Como será feito) - Defina os métodos que serão necessários para execução de cada etapa proposta no plano de ação.
  • Quanto? (Quanto custará fazer) - Determine o valor do investimento necessário para executar as etapas exigidas, o que inclui recursos financeiros e humanos.

E aí, gostaram de nossas dicas para a produção de uma pesquisa de mercado ? A Vianna Consultoria é especializada em gestão administrativa possuindo assim diversos projetos de pesquisa de mercado a sua disposição, entre em contato conosco para mais informações.

Escrito por:

Luciano Lima
Maria Cecília